quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Tinta faz edificações limparem o ar

Pelo jeito é isso mesmo pessoal.
De acordo com uma matéria publicada na revista Info de julho/11, a Alcoa (fabricante de alumínio) desenvolveu uma tinta invisível, que possui uma camada de partículas de dióxido de titânio que aplicada a uma superfície de alumínio, serve como catalisador da luz solar. Uma vez aquecidos, os elétrons presentes na tinta interagem com as moléculas de ar e liberam radicais livres que quebram poluentes como o óxido de nitrogênio. Essa tinta inovadora já foi batizada de EcoClean e outro aspecto deste produto é que ele permite que as superfícies de alumínio sejam capazes de se auto-limpar pela interação entre o dióxido de titânio, ar, vapor de água e luz solar, criando uma reação que faz a limpeza das superfícies, reduzindo a necessidade de manutenção das mesmas.

“Uma superfície de 3 mil metros quadrados pintada com o produto equivale a 80 árvores limpando o ar”, diz Craig Belnap, presidente da divisão de produtos para arquitetura da Alcoa. Só nos Estados Unidos existem 4,2 bilhões de metros quadrados de edificações com painéis de alumínio. “Se uma fração desses edifícios usasse o EcoClean, seria o equivalente a plantar milhões de árvores”, afirma Belnap. A Alcoa está testando a tecnologia em dois prédios, um nos Estados Unidos e outro na Europa. A empresa estuda a aplicação da tinta em outras superfícies, como a de carros.
Mas a especialista em Administração Industrial, Elaine Costa, lembra que não podemos esquecer sobre a exploração e produção desse material, e que apesar do titânio ser o nono material mais abundante do planeta, não o encontramos como metal na natureza. Por isso estão em desenvolvimento novas técnicas para produção do titânio, ainda sem aplicação comercial. Assim, quando da comercialização dessa tinta, precisaremos observar seus custos ambientais e energéticos.

Para mais informações sobre este produto acessem:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, sugestões ou reclamações serão lidas e respondidas o mais rápido possível pela nossa Diretoria de Comunicação.