Sobre o Curso

O Curso de Engenharia Ambiental da UTFPR campus Campo Mourão foi criado no segundo semestre de 2007. Em 2012 o curso conta com dez turmas e mais de 300 alunos.
O corpo docente conta com mais de vinte professores especializados em diversas áreas e outros professores de outras coordenações que ministram aulas para o curso, corroborando para tornar este mais forte.

O curso é integral e tem duração de 5 anos, somando 4.380 horas (10 semestres). Estas horas estão distribuidas em aulas teóricas, práticas e o estágio obrigatório. Nas aulas práticas os alunos contam com laboratórios, idas a campo e visitas técnicas.

O coordenador atual é o Prof. Dr. José Eudes Arantes.
No ano de 2010, mais precisamente do mês de outubro, uma comissão avaliadora do MEC esteve no campus para avaliar o curso. Depois de feitas todas as avaliações de estrutura, entrevista com a direção, professores e alunos, estes avaliadores decidiram que a nota mais adequada seria 4. Lembrando que as notas vão de 1 até 5.

A nota recebida foi muito comemorada, pois como nenhuma turma ainda foi formada e o curso está no seu início, esta mostra que mesmo com esses 'poréns', o curso está bem visto.

Esta nota e outras observações referentes ao curso, podem ser encontradas no site do MEC, um site do governo e que contém informações muito importantes.

Vocês irão perceber que o nosso curso, e mesmo curso de  outros campus também, estão como Engenharia Ambiental e Sanitária. A algum tempo atrás o MEC decidiu acabar com a grande gama de engenharias, tentando reduzir para as 32 bases. Então veio uma minuta para os cursos de Engenharia Ambiental dizendo sobre a possível mudança para Engenharia Ambiental e Sanitária. Como uma minuta signifca um rascunho inicial do documento nada ainda foi decidido. Contudo o site do MEC já encontra esta mudança. Mas o nosso curso ainda continua Engenharia Ambiental.

O perfil de um Engenheiro Ambiental de acordo com a proposta feita é:

Sólida formação científica nas disciplinas básicas que possibilite absorver e desenvolver tecnologia;
Forte embasamento nos diversos conhecimentos que caracterizam o engenheiro ambiental, proporcionado nas disciplinas profissionalizantes obrigatórias;
Capacidade crítica e criativa na identificação e resolução de problemas;  considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade;
Compreensão e tradução das necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos,  gerenciais e organizativos, bem como utilização racional dos recursos disponíveis, além da conservação do equilíbrio do ambiente;
Capacidade de adaptação, de modo flexível, crítico e criativo, às novas situações.

De acordo com O Guia do Estudante "o currículo é multidisciplinar e engloba matérias das áreas de exatas, biológicas e socias aplicadas. Assim, as aulas de matemática, física, química e estatística alternam-se com as de ecologia, geologia, hidrologia, topografia e hidráulica." 
Ainda segundo O Guia do Estudante a área de atuação são "bioprocessos e biotecnologia, controle de poluição, planejamento e gestão ambiental, recuperação de áreas, recursos hídricos e saneamento".