quinta-feira, 25 de agosto de 2011

'Panelaço' na UTFPR


 Estudantes pedem aumento no repasse do OGU 

O dia ontem foi de manifestações na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR/Campus Campo Mourão). O corpo docente já havia paralisado as atividades na terça-feira e na quarta os estudantes espalharam faixas pela universidade e fizeram um ‘panelaço’ para chamar a atenção para a previsão de baixos investimentos no orçamento geral da União em educação, principalmente no Ensino Superior.


O estudante do 8º período de engenharia de alimentos e membro do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Rodrigo Mendonça, explicou os alunos se envolveram na luta por acreditarem que a falta de investimentos pode comprometer a qualidade do ensino. “Os problemas podem ser desde a falta de um livro na biblioteca até a ausência de professores e de técnicos-administrativos. Nós temos essa consciência e é por isso que lutamos”, diz.


Segundo ele, foram criadas várias unidades do Instituto Federal. “E o dinheiro que o governo vai investir no próximo ano será o mesmo. Com isso o que vai acontecer é a divisão entre um maior número de instituições, o que pode levar ao sucateamento do nosso ensino”, acrescenta Mendonça.


A escolha da data da paralisação não é mero acaso. No dia 31 de agosto termina o período para encaminhamento de propostas para o orçamento de 2012. “Uma vez encerrado este prazo, novas negociações só poderiam ocorrer a partir do próximo ano. O atual orçamento em trâmite, uma vez aprovado, levará a uma situação de calamidade na manutenção da qualidade do Ensino, pois provocaria um estrangulamento nos recursos atualmente repassados às Universidades”, diz trecho da carta aberta distribuída durante o dia.


Ainda de acordo com o texto do documento, todos sofreriam os efeitos: técnicos, docentes e alunos. “Já que a falta de novos repasses provocaria uma limitação – ou até inviabilizaria - a estrutura já existente, afetando o custeio de laboratórios e material de consumo, podendo comprometer ainda o andamento de projetos de pesquisa e extensão em curso, bolsas e demais recursos que beneficiam diretamente alunos e pesquisadores.”
Os professores, que encabeçaram o protesto ainda afirmam na carta que a falta de investimentos poderá levar ao colapso de um sistema que vem acumulando crises em razão do atual modelo de expansão adotado. “O aumento da oferta de cursos e a abertura de novos campi tem sido realizada com base nas promessas de incremento do orçamento, o que não vem ocorrendo.”


O diretor da instituição, Narci Nogueira da Silva, explicou que a reivindicação é legítima. “Estamos apoiando a paralisação por entender que é um pedido válido. Alguns itens da reivindicação estão sendo vistos pelos ministros e outros mais locais estão sendo discutidos com os dois representantes da UTFPR, em Curitiba”, explica. Segundo ele, os professores irão se organizar e as aulas serão repostas.

Apesar de afastar temporariamente o medo da greve, ele explicou que a decisão será tomada pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - (Andes). “Como professor eu não gostaria que acontecesse novamente uma greve. Sei que todos são prejudicados, principalmente os alunos que estão no último ano. Tivemos uma greve longa em 2000 e não gostaria que se repetisse. Esperamos que não precise chegar a esse ponto”, acrescenta.

Fonte: http://itribuna.com.br/educacao/noticias/5917/?noticia=panelaco-na-utfpr

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, sugestões ou reclamações serão lidas e respondidas o mais rápido possível pela nossa Diretoria de Comunicação.