sexta-feira, 16 de março de 2012

Uma Perda para Todos!


Hoje os Geógrafos, Geomorfólogos e pesquisadores da área Ambiental estão mais tristes, pois o professor Aziz Nacib Ab'Saber faleceu.

Aziz Nacib Ab'Saber (São Luís do Paraitinga, 24 de outubro de 1924 - São Paulo, 16 de março de 2012) foi geógrafo e professor universitário brasileiro, considerado referência em assuntos relacionados ao meio ambiente e impactos ambientais decorrentes das atividades humanas. Cientista polivalente, laureado com as mais altas honrarias da ciência em arqueologia, geologia e ecologia - Membro Honorário da Sociedade de Arqueologia Brasileira, Grão Cruz em Ciências da Terra pela Ordem Nacional do Mérito Científico, Prêmio Internacional de Ecologia de 1998 e Prêmio Unesco para Ciência e Meio Ambiente - é Professor Emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, professor honorário do Instituto de Estudos Avançados da mesma universidade e ex-presidente e atual Presidente de Honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Morreu na manhã de 16 de março de 2012, às 10h20, em São Paulo. Ele tinha 87 anos. A informação foi dada pela SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), instituição que Ab'Saber presidiu de 1993 a 1995 e da qual era presidente de honra e conselheiro. Segundo informações do departamento de geografia da USP, Ab'Saber morreu em casa. Apesar da idade avançada, Ab'Saber continuava sendo um observador das controvérsias políticas envolvendo a questão ambiental. Envolveu-se, por exemplo, com a discussão do novo Código Florestal, que pode alterar as áreas de preservação obrigatórias em propriedades particulares, nos últimos dois anos. Segundo a SBPC, o geógrafo criticou o texto por não considerar o zoneamento físico e ecológico de todo o país, levando em consideração a diversidade de paisagens naturais no Brasil. O estudioso também chegou a sugerir a criação de um Código da Biodiversidade para implementar a proteção a espécies da flora e da fauna.

Todos os pesquisadores da área ambiental agradecem ao Ab’Saber pelas varias obras publicadas e pelo conhecimento passado para todos!


"O observador mais prevenido, que se esforça para entender um pouco melhor as formas de relevo que o envolvem, tem que saber de antemão que está vendo apenas minúsculas partes de um todo" (Aziz Nacib Ab'Saber, 1975).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, sugestões ou reclamações serão lidas e respondidas o mais rápido possível pela nossa Diretoria de Comunicação.