domingo, 11 de setembro de 2011

XVIII Fórum de Docentes e Discentes do CREA-PR

No dia 21, 22 e 23 de Agosto de 2011 aconteceu na cidade de Foz do Iguaçu o XVIII Fórum de Docentes e Discentes do CREA-PR, com o tema 'A importância da Gestão Educacional na Formação Profissional'. O aluno que representou o curso foi o João Karlos Locastro.

A programação do evento foi a seguinte:

21/08 - DOMINGO
Palestra de Abertura
A importância de gestão educacional na formação profissional
- Abordado a visão em ação coletiva que todo ser humano independente de sua ocupação deve ter como habilidade
22/08 – SEGUNDA-FEIRA
Palestra 1
A gestão do trabalho pedagógico na educação corporativa
- O  desenvolvimento exige aumento da produtividade do trabalho
Apresentação do CREA JR sobre as ações dos Grupos de Trabalho para a SOEAA
- Implementação do sistema a nível Nacional
- Criação do Standard do CREA JR
Dinâmica de Grupo
- Elaboração de respostas sobre os principais questionamentos levantados durante o XVIII Fórum de Docentes e Discentes do CREA-PR
23/08 - TERÇA-FEIRA
Apresentação dos Resultados/Dinâmicas
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De acordo com Locastro, foram formados grupos de aproximadamente 15 pessoas para discutirem os temas propostos. Os grupos eram formados por discentes e docentes de várias Instituições de Ensino do Paraná.

Os resultados das discussões dos grupos foi relatado por Locastro e sintetizada em uma tabela, exibida a seguir:

DINÂMICA DE GRUPOS
Grupo 1 – Desafios Modernos da Educação: Formação de Professores
Questão 1: Pontos Fracos apontados na formação de Professores
- Desvalorização da carreira docente
- Baixo retorno financeiro
- Falta de incentivo à capacitação docente

Questão 2: Pontos Fortes apontados na Formação de Professores
- Conciliar teoria com prática
- Disponibilidade de qualificação
- Ofertas de bolsas e estágios de docência orientada e possibilidade de acesso a informação

Questão 3: Atividades que o sistema realiza, mas não deveria realizar
- Desvalorização do docente
- Falta de rigor nas avaliações
- Atividades Administrativas

Questão 4: Atividades que o sistema não realiza, mas deveria realizar
- Plano de carreira e valorização do docente
- Política de cargos e salários
- Incentivo a projetos de extensão = falta de vivência prática

Questão 5: Sugestões para os problemas apontados
- Valorização da carreira docente (capacitação, marketing, planos de carreira, remuneração), considerar outros indicadores além da pesquisa
- Qualificação docente
- Melhoria da relação das instituições de ensino com o sistema profissional e, estreitando relações MEC/CONFEA. Além da Agenda Universitária (Participação do CREA e CREA JR nos cursos
Grupo 2: Desafios Modernos da Educação: Mudança de modelo de ensino/aprendizado (relação professor/aluno)
Questão 1: Pontos Fracos apontados no modelo de ensino/aprendizado
- Falta de preparo didático do docente
- Má formação dos alunos no ciclo básico
- Distância entre ensino e experiência prática

Questão 2: Pontos Fortes apontados no modelo de ensino/aprendizado
- Iniciação científica/ pesquisa/ grupos de pesquisa/ extensão
- Paixão pelo ensino de alguns professores
- Correlação da teoria com a prática

Questão 3: Atividades que o sistema realiza, mas não deveria realizar
- Falta de ética
- Falta de planejamento das aulas pelos professores
- Excesso de atribuições dos professores (pesquisa, aulas, reunião)

Questão 4: Atividades que o sistema não realiza, mas deveria realizar
- Melhorar a preparação dos professores para ministrar as aulas/recém ingressos
- Estimular a discussão e reflexão em sala de aula
- Interdisciplinaridade/multidisplinaridade

Questão 5: Sugestões para os problemas apontados
- Reformulação, conhecimento e avaliação constante do modelo pedagógico
- Capacitação dos professores e atualização. Realização de reciclagem pedagógica para professores
- Melhoria do plano de carreira dos professores/Motivação dos professores

Grupo 3: Desafios Modernos da Educação: que profissionais a sociedade necessita e que profissionais as faculdades formam? (ENADE)
Questão 1: Pontos Fracos apontados entre os profissionais que a sociedade necessita e os profissionais que as faculdades formam
- Distanciamento entre Universidade e mercado
- Deficiência no ensino básico
- Adequação do perfil profissional

Questão 2: Pontos Fortes apontados entre os profissionais que a sociedade necessita e os profissionais que as faculdades formam
- Estágios nas empresas e empresas juniores
- Formação contínua
- Inovações tecnológicas

Questão 3: Atividades que o sistema realiza, mas não deveria realizar
- Falta de interdisciplinaridade
- Heterogeneidade de conhecimento
- Aprovação de alunos não aptos

Questão 4: Atividades que o sistema não realiza, mas deveria realizar
- Pesquisas direcionadas as demandas da sociedade
- Interações entre as instituições de ensino, sociedade e mercado
- Valorização nos projetos de extensão

Questão 5: Sugestões para os problemas apontados
- Ampliar parcerias e convênios entre as empresas e as instituições de ensino
- Valorização da ética profissional
- Programas de educação profissional

O discente ressaltou que a participação no evento foi muito proveitosa, onde pôde-se expor a sua opinião e poder compartilhar idéias e pensamentos com várias outras pessoas.

O CAEA agradece pelo tempo disposto à representar o curso em um evento de grande importância e também pelos dados colhidos e repassados ao CAEA.

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