terça-feira, 21 de dezembro de 2010

II SIAUT e VI Semana do Meio Ambiente

Olá galera!

O Centro Acadêmico gostaria de falar hoje sobre o II SIAUT.

Antes era apenas a Semana do Meio Ambiente e passou a ser Simpósio este ano (2010). Para o próximo ano já conta com novidades interessantes, com a realização de duas mesas redondas e uma festa de encerramento que acontecerá na sexta-feira.

Este ano, os professores organizadores do evento são:

Prof. MSc. Elton Celton de Oliveira – presidente
Prof. Dr. Eudes José Arantes
Prof. Dr. Luciano Fleishfresser
Prof. MSc. Paulo Agenor Bueno
Prof. Esp. Paulo Roberto Francioli
Esp. Fernando Valderrama

Estes receberão ajuda de alunos e do CAEA.

De acordo com o texto informado no site do SIAUT o evento será realizado "no período de 06 a 10 de junho de 2011, cuja temática principal abordará: “O mercado de trabalho na área ambiental”. Este evento será composto pelas seguintes atividades: palestras, mini-cursos, oficinas, mesas redondas, apresentação de trabalhos científicos e eventos culturais. As palestras e os mini-cursos serão ministrados por profissionais com experiência na área ambiental e que atuam, diretamente, em empresas ou órgãos públicos e privados da área." (Fonte: http://cm.utfpr.edu.br/siaut/apresentacao.html)

Serão aceitos dois tipos de trabalhos, sendo eles, resumo expandido e pôster. O prazo máximo para enviar trabalhos é dia 05 de março de 2011.

Para mais informações sobre o II SIAUT entrem no site: http://cm.utfpr.edu.br/siaut/index.html



segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Certificados da palestra

Olá galera.

Primeiramente, o CA gostaria de agradecer de novo ao Engenheiro Ambiental Paulo Cesar Romani por ter disposto do seu tempo para ministrar a palestra e a todos os alunos que compareceram.

A palestra foi muito bem comentada por todos que estiveram lá e temos certeza que ajudou a tirar algumas dúvidas sobre o nosso curso.

Várias foram as perguntas feitas pelos alunos, variando desde estágio até trabalhar no exterior.

Uma das ênfases do Engº Paulo foi da importância do domínio do inglês, sendo este um dos quesitos mínimos para conseguir um bom trabalho, e também que o mercado está exigindo um conhecimento de uma segunda língua estrangeira. 

Conseguir um trabalho logo após terminar a Universidade é do interesse de todos, e de acordo com o Engº o mercado está bastante aquecido para nossa área, com salários em média de R$ 2000,00.

Os principais sites de busca de emprego citados por ele estão abaixo:

  • Sites Gratis:
  • Sites Pagos:

Com relação ao registro profissional do engenheiro ambiental e das suas respectivas atividades, e outras informaçãos de interesse sobre a Engenharia, o CA tem um HD Online (http://www.4shared.com/account/dir/fBiYhweH/sharing.html) e lá estão disponíveis as resoluções e também a apresentação do Engº.

O CA também tem um Flickr e lá tem algumas fotos da palestra (http://www.flickr.com/photos/caeacm).

Uma resolução interessante para estudar é a Resolução 1.010 de 2005 que ainda é muito discutida.

Agora falando dos certificados da palestra, o CA já está com eles. Ao todo foram 94 pessoas que compareceram na palestra.
Então, para os que foram, ano que vem eles estão disponíveis para todos, é só pedir para alguém do CA.

Só lembrando que esta foi apenas a primeira palestra promovida pelo CA, e que ano que vem tentaremos trazer mais algumas.

Valeu, abraços a todos!!